Ainda existem os dons Espirituais ?
- Pr. William Adriano Anastacio

- 12 de nov.
- 2 min de leitura

foto fonte: https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/10-versiculos-sobre-dons/ acesso 12/11/2025
Texto base:
⁸ O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo conhecimento, desaparecerá;
⁹ Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
¹⁰ Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
¹¹ Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
¹² Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
¹³ Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:8-13 Arc
Problema:
Ainda existem os dons espirituais?
Explicação conforme base Cessacionista de interpretação
Interpretação desse texto ( 1 Coríntios 13:10) segundo cessacionista que aquilo que é perfeito refere-se a conclusão e estabelecimento do cânon do novo testamento, quando os livros bíblicos foram finalizados a perfeição da palavra de Deus chegou estes dons seriam cessados.
Explicação Continuacionista “ atualidade dos dons espirituais”
A perfeição não se refere ao cânon do novo testamento, até porque em seu contexto Paulo não faz menção ao cânon, mas sim a Jesus Cristo e Sua segunda vinda.
A origem dos dons chamados de “carisma” vem da palavra grega ‘Khárisma” que por sua vez se origina da palavra cares “ graça” que precede da graça de Deus a origem não está no homem, sempre estará na graça de Deus.
Quanto ao modo de atuar está relacionado a diaconia que no grego significa “ serviço” ou seja a serviço, Paulo fala que Deus distribui os dons para servirmos uns aos outros e conforme a necessidade da igreja não para falarmos de nossas virtudes e habilidades.
Os dons são energuemeta (ἐνεργήματα) é um termo grego que significa "obras" ou "poderes", frequentemente usado para se referir aos dons espirituais na Bíblia. Na 1ª Coríntios 12:6, a palavra "energêmata" é traduzida como "poderes" ou "ações eficazes", ou seja é o poder de Deus operando na vida das pessoas e transbordando aos demais.
Os dons são dados a cada membro do corpo eles tem um propósito ele chegam para avisar um fim proveitoso:
O apóstolo Paulo usa 4 verbos :
O Espirito Santo distrubui.
Deus Dispõe.
Deus cooderna.
Deus estabelece.
Do começo ao fim Deus esta no controle, não a espaço para vaidades e para autopromoção.
Pode-se definir que não se deve ter incredulidade porque eles existem são atuais, não deve haver desinteresse, porque todos devemos servir uns aos outros.
Fonte:
MARTINS, Jaziel Guerreiro. Relevância dos Escritos Paulinos Para a Igreja Contemporânea: Unidade II – O apostolo Paulo e contemporaneidade dos dons. Curitiba: FABAPAR, 2025



Comentários